Biografia


Cristiane Georges, artista plástica e engenheira brasileira e suíça

Cristiane Buainain Georges Zommerfelds

Nascida em 3/6/1961 – Novo Horizonte – São Paulo - Brasil

Em 1969 Cristiane Georges descobre a arte, participando de um concurso escolar e ganha com 8 anos de idade o primeiro lugar num concurso da cidade com seu desenho, cujo tema estava ligado aos pássaros brasileiros.

A partir desse dia, os pincéis a acompanharam em todas as atividades escolares, bem como o desenvolvimento de habilidades artísticas como escultura, onde mais uma vez adquiriu um prêmio, com a idade de 10 anos, num concurso aberto cujos participantes eram na maior parte, adultos.

Cristiane adquiriu no período escolar diversos prêmios municipais, estaduais e federais em Olimpíadas de Matemática e Física.

Sempre dividida entre a paixão pela arte e pela ciência (Cristiane tem paixão por Matematica e Astronomia, até hoje) decidiu estudar Engenharia Eletrônica, ingressando na Faculdade de Engenharia da Universidade Mackenzie no ano de 1979.

Não contente, e achando que lhe faltava aquilo de mais precioso, a luz e a sombra na sua intensidade, Cristiane Georges decide iniciar estudos na Escola Panamericana de Artes, em 1981, paralelamente aos estudos de Engenharia.

O fascínio pela ciência, em particular pela Engenharia Eletrônica aplicada à Astronomia a envolve nos próximos anos de sua vida, ingressando no Instituto de Pesquisas Espaciais como engenheira, em 1983 cumulando seus estudos na Universidade de Bern, em colaboração com o INPE, tendo sida enviada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil para um trabalho bi-lateral entre o Brasil e a Suiça, construindo um receptor de sinais astronômicos, cujo intuito era observar as variações das explosões solares no Radio Observatorio do Itapetinga, localizado em Atibaia, São Paulo.

A atmosfera européia e os ares dos alpes suiços a inspiram e a estimulam a trabalhar não apenas com circuitos integrados, mas com pincéis e cores em sua vida. Nesse período pinta diversos quadros (vide portfolio).

De volta ao Brasil em 1988, Cristiane Georges casa-se com o físico suíço Willem Zommerfelds, ingressa na Hewlett-Packard do Brasil, iniciando nova fase na sua carreira profissional. Em 1990 nasce seu primeiro filho Christian.

Logo em seguida, o casal é convidado a elaborar um trabalho na Alemanha, Cristiane engravida do seu segundo filho Alexandre e inicia-se na Europa novamente um periodo artístico de extrema valia, culminando com uma exposição dos seus quadros feitos nessa fase, tanto na Alemanha quanto na Suiça, cuja ênfase é a gravidez e a maternidade (vide galeria de fotos).

No ano de 1995, de volta ao Brasil, Cristiane Georges realiza sua primeira exposição individual no Teatro Municipal de Barueri (vide galeria de fotos).

Nasce então o seu terceiro e último filho André.

A partir do ano de 1996, ela volta a se empenhar em sua carreira como Engenheira, trabalhando em projetos intrincados de altos níveis, alcançando resultados relevantes como alta executiva de grandes empresas tais como Bosch Telecom, AT&T, onde participou do “start up” dessa empresa no Brasil, alavancando com sucesso e excelentes resultados, bem como a Impsat Telecomunicações, que contribuiu com sucesso para a consolidação dessa renomada empresa no Brasil.

Hoje, Cristiane atua na Lotier International, mora na Suiça, onde divide sua carreira profissional com a arte, cada vez mais intensa em sua vida.

Com muita frequência realiza projetos de consultoria no segmento de Engenharia no Brasil e em paralelo atua no cargo de Presidente do Centro Cultural Gino de Biasi Filho, na cidade de Novo Horizonte, São Paulo, cultivando e apoiando a arte e cultura dentro dessa cidade e região.